RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Forças de segurança atuaram na fiscalização durante noite e madrugada entre sábado (27) e domingo (28). Praias tiveram acessos fechados em cumprimento a decreto municipal. Por G1 RN

0

 

Primeiro dia do toque de recolher no Rio Grande do Norte, 28/02/2021, Natal, pandemia Covid-19 — Foto: Elisa Elsie

O Rio Grande do Norte teve entre a noite deste sábado (27) e a madrugada deste domingo (28) o primeiro dia do toque de recolher no estado, que foi decretado pela governadora Fátima Bezerra (PT) para conter o avanço da Covid-19 após o agravamento da pandemia.

Na manhã deste domingo (28), a orla de Natal também amanheceu com os acessos e espaços para estacionamento fechados. A medida é em cumprimento ao decreto publicado pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB)no sábado (27), que proíbe o acesso às orlas nos fins de semana e feriados.

acesso-a-orla RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Acesso à orla de Ponta Negra foi interditado em Natal — Foto: Redes sociais

Para o cumprimento das medidas do toque de recolher, forças de seguranças – entre bombeiros, policiais militares e civis, guardar municipais e agentes de trânsito – fiscalizaram entre 22h e 5h as ruas do estado.

O decreto publicado pelo governo a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços não essenciais durante esse período. (Veja aqui o que mudou e o que pode funcionar durante esses horários).

O balanço final do primeiro dia de operação ainda não foi divulgado. Segundo o governo do RN, a atuação das forças de segurança funcionou e a população também aderiu ao decreto.

“A população entendeu o momento difícil que estamos vivendo e está seguindo as orientações. As nossas forças de segurança estão fazendo um trabalho pedagógico, orientador neste momento, e a população correspondeu plenamente”, disse o vice-governador Antenor Roberto.

9307717 RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Veja quais são os principais pontos do decreto estadual

Segundo o governo do RN, a execução do toque de recolher independe de aprovação dos prefeitos e por isso está em vigor em todos os municípios do estado.

Veja imagens

 

recolher2 RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Primeiro dia do toque de recolher no Rio Grande do Norte, 28/02/2021, Natal, pandemia Covid-19 — Foto: Elisa Elsie

recolher3 RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Primeiro dia do toque de recolher no Rio Grande do Norte, 28/02/2021, Natal, pandemia Covid-19 — Foto: Elisa Elsie

recolher4 RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Primeiro dia do toque de recolher no Rio Grande do Norte, 28/02/2021, Natal, pandemia Covid-19 — Foto: Elisa Elsie

acesso-a-praia RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Acesso à orla de Ponta Negra foi interditado em Natal — Foto: Redes Sociais

acessoreproducao RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Acesso à orla da Praia do Meio foi interditado em Natal — Foto: Reprodução/Redes sociais

Decretos

 

A prefeitura de Natal determinou o fechamento da orla marítima da cidade durante os fins de semana, como forma de tentar reduzir as aglomerações e a contaminação pelo novo coronavírus. O novo decreto sobre o assunto foi publicado no Diário Oficial do Município no sábado (27) após publicação do governo, que determinou toque de recolher no estado e recomendou medidas aos municípios.

9307740 RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

Prefeitura de Natal publica decreto com medidas contra a Covid

Por outro lado, a prefeitura não seguiu o fechamento das escolas, determinado pelo estado, e autorizou a realização de aulas em formato presencial e remoto em todos os níveis de ensino, desde que seguido os protocolos de distanciamento, uso de máscara e higienização.

O município também determinou alteração no horário de funcionamento de parte do comércio, especialmente para evitar aglomerações no transporte público.

As áreas de lazer dos condomínios residenciais devem permanecer fechadas, em especial as áreas de piscina e de churrasqueira.

Cenário no RN

 

De acordo com o Regula RN, plataforma que monitora em tempo real as internações no estado, o Rio Grande do Norte tinha 88,34% dos leitos críticos ocupados, sendo a Região Oeste a região que mais preocupa no momento, com 91,8%. A consulta foi realizada neste domingo às 8h30.

Na quinta-feira (25), a governadora admitiu que o sistema de saúde da Grande Natal colapsou e pediu aos prefeitos dos municípios medidas mais rígidas para evitar que isso se espalhe pelas demais regiões e se agrave ainda mais na Região Metropolitana.

Exemplo disso é que alguns pacientes não têm conseguido sequer ser internados. Na quinta-feira, uma idosa de 93 anos precisou ser intubada dentro da ambulância depois de ficar cinco horas sem receber atendimento em um hospital particular.

Neste sábado, o próprio governo publicou um decreto que proíbe circulação de pessoas entre 22h e 5h em todo o estado, além de determinar suspensão de eventos e até atividades religiosas.

Sem vagas na Grande Natal, os pacientes estão sendo transferidos de avião para o interior do estado. Pelo menos sete já foram internados em leitos em Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Ao todo, somados às transferências por ambulâncias, 31 pessoas foram reguladas nos últimos dias da Grande Natal para o interior pela falta de vagas.

Além disso, há um crescimento de 60% na internação de pessoas abaixo dos 60 anos de idade. Atualmente, quase metade dos internados em leitos críticos não são idosos.

A superlotação dos hospitais na Grande Natal também se reflete nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que já operam acima dos 100% de ocupação. Pelo cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal decidiu tornar todos os 30 leitos clínicos do Hospital dos Pescadores exclusivos para pacientes com Covid-19.

Na manhã desta sexta-feira (26), o Governo do RN publicou uma portaria recomendando a suspensão do atendimento presencial externo nos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta por conta do agravamento da pandemia no estado.

Veja também: ‘Apavorados’, ‘entrando em colapso’, ‘semanas muito difíceis’… No vídeo abaixo, veja as falas de autoridades estaduais e municipais sobre o avanço da pandemia no Brasil.

9304732 RN inicia toque de recolher e Natal amanhece com acesso à orla fechado

VÍDEOS: autoridades relatam apreensão com UTIs lotadas e aumento da Covid nos estados

 

Artigo anteriorAgência dos EUA aprova vacina de dose única da Johnson & Johnson
Próximo artigoMulher acha peixe de 12 kg no quintal após enchentes no Acre: ‘almoço da família’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui