Saúde registra 1ª suspeita de gripe aviária em humanos no Brasil

0

O Ministério da Saúde está monitorando o primeiro caso de suspeita de gripe aviária em humanos registrado no Brasil. Trata-se de um homem de 61 anos, morador de Vitória — capital do Espírito Santo.

Além da suspeita de gripe aviária em humanos, o Estado também foi o primeiro a registrar casos da doençaem pássaros silvestres no Brasil. As contaminações ocorreram em três animais e foram confirmadas na segunda-feira 15. Esses espécimes foram encontrados no litoral, nas cidades de Marataízes e Vitória.

Como medida de prevenção, as autoridades estaduais sacrificaram 26 aves silvestres que tiveram contato com os pássaros contaminados. Entre os animais exterminados, atobás e trinta-réis, um biguá, uma coruja, um bem-te-vi, periquitos-rei e um papagaio-chauá.

O homem com a primeira suspeita de contaminação é funcionário do parque na capital, onde foi encontrada uma das aves que positivaram para a doença. Outros 32 trabalhadores do mesmo local também estão sendo monitorados por precaução.

Os trabalhadores tiveram amostras de sangue coletadas para a análise laboratorial. De acordo com a Agência Brasil, o material foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo. Depois do processo, elas serão encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz, referência para o Estado.

Gripe aviária em humanos no Brasil

Por meio de uma nota sobre as ocorrências, o Ministério da Saúde deixou claro que ainda não foram confirmados casos de gripe aviária em humanos no Brasil. “De acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade, e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada”, informou a pasta. Revista oeste

Artigo anteriorNatal aprova lei que autoriza Executivo realizar licitação para transporte público
Próximo artigoAbaixo-assinado para criar CPI do STF ultrapassa 200 mil assinaturas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui