Tirar férias mesmo durante pandemia faz bem e é ainda mais importante, diz expert

0

(Foto: Pexels/Reprodução )

Tirar férias muitas vezes é sinônimo de viajar. Porém, em plena pandemia, esse deslocamento parece um sonho distante: cruzeiros foram cancelados, aviões devem ser evitados a todo custo e muitos países estão controlando suas fronteiras. O período pode parecer ruim para planejar uma pausa – mas uma especialista em produtividade discorda dessa visão.

Tonya Dalton é autora do livro The Fear of Missing Out (“Medo de estar perdendo algo”, em tradução livre). Ela acredita que fazer uma pausa em momentos estressantes é ainda mais importante. E isso se aplica mesmo que as férias se resumam a ficar em casa com a família e ler uma pilha de livros.

Em entrevista ao portal portal Inc., a especialista lembra que o excesso de trabalho pode levar ao burnout – síndrome que leva ao esgotamento mental. Não tirar um tempo para descontrair da vida profissional é ainda mais destrutivo durante o período de incertezas que estamos enfrentando.

“Vamos reformular a maneira como encaramos as férias”, sugere Dalton. “Em vez de pensar que é apenas um período banal longe do trabalho, escolha encará-lo como um investimento em seu próprio bem-estar mental e, às vezes, físico. Na verdade, você fica mais produtivo, revigorado e animado com o trabalho que irá realizar posteriormente”, completa.

A especialista enxerga os efeitos positivos das folgas ao treinar executivos e empreendedores super ocupados com seus trabalhos. Já o hábito de “pular” as férias tem efeitos negativos, conforme indica a ciência: pode aumentar o risco de depressão, diminuir os níveis de produtividade e, em longo prazo, diminuir o progresso na carreira.

Com a impossibilidade de viajar, a especialista elencou três formas de aproveitar as férias na pandemia:

Férias em casa podem ser relaxantes

Dalton acredita que muitas vezes, quando embarcamos em uma viagem, sentimos a necessidade de fazer tudo no destino: visitar todos os pontos turísticos e embarcar no maior número de aventuras possível. “E então você volta de suas férias e pensa, ‘Oh, meu Deus, estou exausto. Preciso de férias das minhas férias!’”, comenta. Por isso, encare as férias em casa como um momento de descanso completo.

Explore diferentes formas de aproveitar o tempo livre

Este é o momento de explorar opções de férias menos exigentes. “Se atente à aula de meditação a que você está assistindo, experimente a nova série de ioga que você há tempos gostaria de colocar em prática ou leia os livros que estão na sua mesa de cabeceira há meses”, sugere Dalton. Ela também recomenda explorar as atrações de locais que você pretende visitar, mas que acaba nunca visitando.

Permita-se ficar entediado

A especialista afirma que o tédio também é positivo. Segundo ela, permitir que seu cérebro tenha um tempo livre para brincar e explorar diferentes possibilidades é benéfico – e uma das melhores formas de estimular a criatividade.

Globo, via Pequenas Empresas Grandes Negócios

Artigo anteriorRN tem queda de 73% de casos de dengue em comparação ao mesmo período ano passado; chikungunya teve redução de 55%
Próximo artigoSenadora Zenaide destina R$ 15 milhões para combate à Covid-19 no RN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui