Vídeo mostra ciclista preso em porta de ônibus após questionar motorista sobre ultrapassagem em Natal; STTU apura caso

Caso aconteceu na noite de terça-feira (16) na Avenida Roberto Freire. Motorista acelerou o veículo e o ciclista ficou com a perna presa. Ele vai registrar boletim de ocorrência. Por G1 RN

Um ciclista ficou preso na porta de um ônibus em movimento após questionar o motorista sobre uma ultrapassagem feita de maneira perigosa na noite de terça-feira (16) no bairro Ponta Negra, na Zona Sul de Natal (veja vídeo acima).

O ciclista informou que vai registrar boletim de ocorrência. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) disse que vai apurar o caso.

Segundo relato do próprio ciclista nas redes sociais, o veículo havia passado muito próximo a ele e um amigo que pedalavam na ciclofaixa compartilhada para ciclistas e ônibus que foi instalada recentemente na Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas da capital. O fato aconteceu por volta das 20h50.

“Ele passou cerca de 10 centímetros do meu braço. Eu estava pedalando tranquilamente na nossa faixa compartilhada, a aproximadamente 1,5 metro do limite da segunda faixa, e meu amigo estava ao meu lado direito, já bem próximo do meio fio”, relatou o ciclista Franklin Macedo, que contou também que o motorista ainda buzinou em seguida.

“Fez questão de passar absurdamente colado em outra ciclista, que ficou assustada, parou e se sentou na calçada”.

O Código Brasileiro de Trânsito determina que os veículos devem passar a 1,5 metro de distância dos ciclistas na via, como padrão de segurança.

 

Quando o ônibus fez uma parada num trecho mais à frente da via, o ciclista aproveitou para questionar o motorista. Foi quando o ônibus deu partida e o ciclista, que estava na porta de acesso, ficou preso.

“Fomos saber o porquê que ele fez esse ato de violência contra nós. Eu, no meu direito, fui cobrar uma resposta e fui entrando no ônibus para tentar entender o que se passou e o que eu fiz para ele. Ao entrar no ônibus, ele fechou a porta fazendo que minha perna ficasse presa e eu não conseguisse tirar”, escreveu o ciclista.

Franklin confirmou que ficou com a perna machucada. “Estou aqui indignado e assustado por saber que existem pessoas que tem esse ódio no coração. Estou aqui com a perna machucada, mas também estou aqui agradecendo por não ter acontecido nada além do que um machucado na perna”.

paint Vídeo mostra ciclista preso em porta de ônibus após questionar motorista sobre ultrapassagem em Natal; STTU apura caso

Motorista ficou pendurado na porta do ônibus em movimento em Natal — Foto: Reprodução

9277456 Vídeo mostra ciclista preso em porta de ônibus após questionar motorista sobre ultrapassagem em Natal; STTU apura caso