Moeda comum esbarra em dificuldade argentina para importar, diz Haddad

0

 

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse neste domingo (22.jan.2023) que a discussão em torno de uma moeda comum entre Brasil e Argentina para relações comerciais passa por “driblar a dificuldade” dos argentinos com importações de produtos brasileiros.

“O problema é exatamente a divisa. A gente está quebrando a cabeça para encontrar uma solução. Alguma coisa em comum, alguma coisa que permita a gente incrementar o comércio porque a Argentina é um dos países que compram manufaturados do Brasil e a nossa exportação para cá está caindo. Passa por driblar a dificuldade deles. Estamos pensando em várias possibilidades”, afirmou.

A possível moeda comum entre Brasil e Argentina será uma divisa virtual e usada, se for mesmo criada, exclusivamente em operações comerciais e financeiras entre os 2 países. Isso significa que não está se tratando de eliminar real brasileiro nem o peso argentino. Essas duas moedas continuarão a existir.

Haddad chegou a Buenos Aires por volta das 21h30 deste domingo. Ele voou de Brasília à capital argentina com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro acompanhará Lula nas reuniões com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e empresários. Também participará como integrante da comitiva brasileira da 7ª cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Poder360

Artigo anteriorArgentina quebrada: “Sur”: Brasil e Argentina preparam moeda comum, diz Financial Times
Próximo artigoTSE dá cinco dias para Bolsonaro se explicar sobre vídeo contra urnas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui