Começa disputa para substituir Boris Johnson, adversários exigem que ele saia imediatamente

0
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anuncia renúncia do cargo durante pronunciamento na residência oficial de Downing Street, em Londres 07/07/2022 REUTERS/Henry Nicholls

LONDRES (Reuters) – Cerca de uma dezena de candidatos estava nesta sexta-feira de olho em substituir Boris Johnson, que está deixando o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido depois que seu Partido Conservador se voltou contra ele, com oponentes dizendo que o queriam fora de Downing Street imediatamente.

Johnson disse na quinta-feira que não será mais o líder conservador e primeiro-ministro britânico após renúncias de mais de 50 ministros do governo, e muitos dos parlamentares de seu próprio partido lhe dizendo que o queriam fora do cargo.

A disputa para escolher seu sucessor –um processo que pode levar semanas ou até meses– está em andamento com figuras importantes e alguns membros menos conhecidos do Parlamento na disputa.

Enquanto isso, Johnson, derrubado por uma série de escândalos e pela perda de confiança em sua integridade, permanece no cargo, uma situação que os oponentes, e muitos em seu próprio partido, dizem ser insustentável.

“Acho que os parlamentares conservadores precisam se livrar dele hoje”, disse Ed Davey, líder dos Liberais Democratas, à BBC TV. “É ridículo que ele seja o primeiro-ministro interino. Ele nunca se importou e cuidou de nada em sua vida.”

O principal partido da oposição, o Partido Trabalhista, também pediu que Johnson saia imediatamente, prometendo realizar um voto de confiança no Parlamento se ele não for deposto imediatamente.

Artigo anterior“O inimigo está dentro da nossa própria pátria”, diz Bolsonaro
Próximo artigoBolsonaro alerta que Fachin “já sabe” o resultado das eleições; VEJA VÍDEO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui