Desenvolvimento do semiárido brasileiro é pauta de reunião na Sudene

95F95E18-FD7D-4D2C-A2D1-AA985AD1654D-300x200 Desenvolvimento do semiárido brasileiro é pauta de reunião na Sudene EF2D74F4-5E5D-4623-8ECC-8680AE5279E5-300x200 Desenvolvimento do semiárido brasileiro é pauta de reunião na Sudene

O deputado federal General Girão participou, na tarde desta sexta-feira (2), de reunião na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em Recife, para tratar sobre o desenvolvimento do semiárido brasileiro. Na ocasião, foram apresentados projetos que beneficiam a região.

Um dos objetivos da mais nova iniciativa da Sudene pelo
desenvolvimento regional é
descentralizar os investimentos e os projetos em todo o Nordeste.
O G51 é um grupo formado pelos
municípios-polo da área de atuação da autarquia que possuem
condições de ampliar o alcance de políticas públicas e programas
de governo. Este conjunto faz parte da rede de cidades
intermediárias propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) e são a base da estratégia territorial de
implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). No Rio Grande do Norte, os municípios que integram o G51 são Caicó, Mossoró e Natal. A possibilidade de inserção de novos municípios polo do Estado, quando da aprovação do citado plano, foi tratada durante a reunião.

A Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, da qual o General Girão é presidente, também foi assunto de pauta na reunião. “Eles nos apresentaram projetos que envolvem o uso do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Nordeste e aproveitamos também para tratar de várias propostas voltadas para o nosso Pentágono da Segurança. Eles ficaram felizes em saber existência desse pentágono e temos certeza de que podemos construir juntos um caminho para o desenvolvimento da região”, afirmou o parlamentar, que foi recebido pelo diretor de planejamento e articulações políticas da Sudene, Raimundo Gomes de Matos.

Durante a reunião, os representantes da Sudene apresentaram o projeto da Ferrovia Transnordestina que, ao ser concluída abrangerá 81 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e terá 1.753km de linha principai e 109km de linhas secundárias.