Governo fecha o cerco e suspende 180 empresas por ligações abusivas

0

Uma decisão publicada no Diário Oficialda União desta segunda-feira, 18, suspendeu as atividades de ao menos 180 empresas e associações de call center, geralmente representantes de bancos e instituições financeiras, de efetuarem o chamado telemarketing ativo — ligações sistemáticas a consumidores para oferecer produtos e serviços sem consentimento prévio.

A medida foi tomada pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, e tem o objetivo de averiguar uma série de denúncias de condutas abusivas ocorridas, como ligações excessivas feitas por robôs e fora do horário comercial.

O desrespeito em relação à decisão implicará em multa diária de R$ 1 mil. A medida cautelar, no entanto, não impede as instituições de manterem contato com consumidores que tiverem autorizado o contato e para ligações sobre cobrança de dívidas ou doações.

 

Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) registrou 6.085 reclamações, de acordo com o governo. Já o site Consumidor.gov.br recebeu 8.462 queixas no mesmo período.

Artigo anteriorPreço da gasolina cai pela 3ª semana seguida Dados da ANP mostram que todos os Estados tiveram redução do valor médio na bomba
Próximo artigoBolsonaro espera pelo menos 40 embaixadores em reunião sobre eleições

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui