Haddad copia modelo econômico da Argentina

0

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na terça-feira 28, o retorno da reoneração parcial da tributação da gasolina e do etanol. Apesar de sair vencedor da queda de braço com a ala política do governo, o ministro “cometeu um grande erro” ao copiar um modelo econômico fracassado da Argentina.

Para evitar perda de arrecadação, já que a reoneração foi parcial, a solução encontrada pelo ministro foi criar um imposto sobre exportação de petróleo cru de todas as petroleiras. A alíquota será de 9,2%. A expectativa é que o novo imposto arrecade R$ 6,7 bilhões nos quatro meses em que ficar em vigor. O Congresso terá 120 dias para validar a mudança.

Entretanto, segundo o economista Luís Artur Nogueira, Haddad cometeu “um grande erro” ao criar a alíquota. “Nenhum país sério taxa as exportações”, observou em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.

“O Brasil, na verdade, copiou o modelo fracassado da Argentina que toda vez que precisa de dinheiro taxa exportações”, explicou Nogueira.

O economista ainda argumentou que a medida anunciada pelo ministro “mata a balança comercial” e tira a competitividade do produto brasileiro.Além disso, abre-se um precedente perigoso. “Hoje, o governo decidiu taxar o petróleo. Quem garante que amanhã não vai taxar também exportação de soja, milho ou minério de ferro”, questionou. Revista oeste

Artigo anteriorLula diz que fome no Brasil acontece porque “alguém está comendo mais do que deveria’
Próximo artigoIbovespa tem pior fevereiro em 22 anos Principal índice da Bolsa de Valores fechou o mês em queda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui