Menos de 20% dos brasileiros acredita que 8 de janeiro foi tentativa de golpe

0

A pesquisa da AtlasIntel também mostrou que democracia é defendida por 80% dos entrevistados.
Uma pesquisa da Atlasintel, divulgada nessa segunda-feira (08), avaliou a opinião pública a respeito dos atos do dia 08 de janeiro de 2023, um ano após o ocorrido. Segundo o levantamento, uma parcela de 18,8% dos entrevistados acredita que a principal motivação dos ataques foi uma tentativa de golpe de estado, destoando da abordagem das autoridades na cerimônia que relembrou o episódio.

A pesquisa revelou também que, apesar de menos de 20% acreditarem em tentativa de golpe de estado, 74,2% dos brasileiros discordam da atuação dos manifestantes que ocuparam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Enquanto isso, 14,6% concordam com as ações dos manifestantes e 11,2% não souberam ou preferiram não responder.

 

Para 34,2%, “fanatismo político e polarização” foi a principal motivação por trás dos ataques. Na sequência vem “fraude eleitoral”, com 20,8%, “tentativa de golpe de Estado”, com 18,8% e “Manipulação de terceiros”, com 12,2%.

Para 59% dos entrevistados, a invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF foi “completamente injustificada”, o que representa um aumento de 6 ponto percentual em relação à pesquisa feita em 2023, quando o percentual era de 53%. Outros 15% disseram ser “parcialmente justificada”. No ano passado, esse número marcava 28%.

Risco à democracia

A pesquisa também identificou que 43,3% dos entrevistados julgaram que a democracia brasileira correu algum risco por conta das ações, enquanto 15,9% julga que houve algum risco, mas não tão alto e 13,1% não soube responder. A pesquisa entrevistou 1.200 pessoas de 7 a 8 de janeiro de 2024, de maneira online.O Governo Federal promoveu uma cerimônia nessa segunda-feira (08), como uma maneira de lembrar os ataques, um ano após o ocorrido. O tom dos discursos das autoridades foi de que a manifestação foi, sim, um atentado contra a democracia. O presidente Lula, inclusive, falou que “não há perdão para quem atenta contra seu país”.

GPI

Artigo anteriorAeroporto de Natal: Zurich paga valor ofertado em leilão e prevê iniciar operação do terminal em março
Próximo artigoNove frentes parlamentares pedem devolução da MP do desemprego

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui