Volume de chuvas no RN está 8,6% acima da média esperada para 2022

0

Foto: Elisa Elsie

Na tradição nordestina, chuva é sinal de muita fartura. No Rio Grande do Norte, o volume de chuvas registradas, até este domingo (24), está 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022. As chuvas têm garantido um bom inverno e trazido a esperança de boa safra e colheita na produção agrícola. Para os potiguares, significa também segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que atualmente alcançam 43,59% da sua capacidade total, conforme divulgado pelo Igarn.

O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.

“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Com as chuvas que deverão ocorrer até o final de abril, o estado ficará na condição climatologia de normal a acima. Até o momento, são 63 municípios na condição normal e 14 na de chuvoso. Pelo mapa do monitoramento deste domingo (24), divulgado às 9h15, as chuvas mais intensas nas últimas 24h ocorreram na Microrregião de Pau dos Ferros.

Portal da Tropical

Artigo anteriorQuem lacra, não lucra: Disney se opõe à lei sobre abordagem LGBT nas escolas e perde benefícios na Flórida
Próximo artigo13º do INSS começa a ser pago para 31,6 milhões de pessoas nesta segunda (25)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui