Marco Aurélio reforça: “Estou perplexo com Fachin ter anulado condenações de Lula. A decisão será revista em plenário”

0

Em entrevista à Época, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, disse que o ministro Edson Fachin errou ao anular todas as condenações de Lula e considera que a decisão vai ser revista em plenário da Corte.

Ele ainda defendeu nesta quinta-feira (11) o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, disse que Cármen Lúcia não deve mudar seu voto e que Kassio Nunes Marques é obrigado pelo regimento a devolver o caso da suspeição de Moro à Segunda Turma do STF na semana que vem.

“O que me assusta é o que o herói nacional, o mocinho, está sendo tomado como bandido. O ex-juiz Sergio Moro. Isso não se coaduna com o Estado democrático de direito. Imagina-se que ele estivesse a um só tempo como Estado julgador, como juiz, e Estado acusador, como Ministério Público. Mantemos diálogos com o MP. Nos 42 anos, mantive diálogo com membros do Ministério Público e advogados de qualquer das partes. Isso é normal”, disse Aurélio ao comentar os fatos dessa semana.

“O único erro que ele cometeu — e disse a ele quando ministro da Justiça — foi ter deixado um cargo efetivo, com direito à aposentadoria, para ser auxiliar de um presidente da República, virando as costas para uma cadeira que para mim é sagrada, que é a cadeira de juiz. E estou perplexo diante da decisão do ministro Edson Fachin de anular os processos-crime depois de os processos terem percorrido todas as instâncias”.

Ao ser questionado se haverá mudança de voto na Segunda Turma do STF, ele respondeu: “Não muda. Mas o ministro Nunes Marques é sempre uma incógnita porque tem pouco tempo de Tribunal, não podemos nem supor”.

“Espero que ele observe o regimento interno quanto ao prazo que tem para estudar o processo. São duas semanas a partir daquela em que ele pediu vista. Na terça-feira da outra semana ele tem que devolver”, afirmou Aurélio ao comentar sobre Kassio Nunes ter pedido vista do julgamento da suspeição de Moro.

Artigo anteriorMulher dada como morta pelos médicos “ressuscita” durante o velório
Próximo artigoBriga: Em sessão no STF, Marco Aurélio chama Fux de autoritário e Moraes de xerife; VEJA VÍDEO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui