Rosa Weber encaminha à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro por críticas a urnas eletrônicas

0

Nesta quarta-feira (18), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro por suas declarações sobre urnas eletrônicas.

O pedido foi apresentado pelo deputado Professor Israel Batista (PSB-DF) e se refere a afirmações do presidente em duas ocasiões: em 27 de abril, quando o presidente participou do “Ato Cívico pela Liberdade de Expressão”, no Palácio do Planalto; e nesta terça-feira (17), em encontro com empresários do setor de supermercados em São Paulo.

Nas ocasiões, segundo o parlamentar, o presidente fez críticas às urnas e colocou sob suspeita o sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar provas.

Para o deputado, há indícios de crimes como peculato, prevaricação, obstrução da Justiça, crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O encaminhamento de pedidos de investigação pelo Supremo à PGR ocorre porque, pela Constituição, cabe ao Ministério Público analisar se há elementos para abrir uma investigação ou fazer uma acusação formal na Justiça. O presidente não é formalmente investigado.

“Ouça-se o Senhor Procurador-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte”, ordenou a ministra. TerraBrasil

Artigo anteriorVÍDEO: deputado dispara arma durante sessão no MS contra comunismo”
Próximo artigoTCU forma maioria para aprovar privatização da Eletrobras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui