Ministério da Saúde vai distribuir 8,7 milhões de doses em três dias

Hoje (18/01), um C-130 Hércules da #FAB, vindo de Guarulhos/SP, pousou em Brasília/DF e descarregou vacinas para combate à #COVID19. A aeronave decolou às 15h49 para Manaus/AM transportando o imunizante. A missão continua.

Mais 8,7 milhões de doses de vacinas Covid-19 começam a ser enviadas pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil. A previsão é de que, em três dias, estados e Distrito Federal recebam novos lotes para reforçar ainda mais a campanha de vacinação, que já caminha em ritmo acelerado.
Serão distribuídas 4,4 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 1,036 milhão de doses da AstraZeneca/Oxford, recebida pelo consórcio Covax Facility. Além disso, chegam às unidades da Federação 1,5 milhão de doses da Pfizer/BioNTech e 1,7 milhão de doses da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado. Para a vacina da AstraZeneca e da Pfizer, o intervalo é de 12 semanas. Já a do Butantan, o intervalo é de 4 semanas.